Portal Itnet

Cidadãos do interior não precisam mais se deslocar para Aracaju em busca do novo RG

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Cidadãos do interior não precisam mais se deslocar para Aracaju em busca do novo RG

Com o novo sistema do Instituto de Identificação, em dois meses, mais de 15 mil cidadãos do interior do estado, não se deslocaram à sede da instituição na capital.

*Matéria publicada originalmente dia 15 de dezembro de 2020

O novo sistema adotado pelo Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) possibilitou que os cidadãos residentes no interior do estado não tivessem mais a necessidade de deslocamento para a capital, onde o atendimento era feito na sede da instituição. Nos últimos 60 dias, foram mais de 15 mil cidadãos que deixaram de ir dos municípios do interior de Sergipe para Aracaju em busca de atendimento para a emissão da nova carteira de identidade. Ao todo, 23 postos estão em funcionamento em todas as regiões do estado.

No interior, o atendimento é feito por ordem de chegada na maioria dos postos em funcionamento. Na cidade de Itabaiana, o agendamento é feito através do Agenda Fácil SE. Já nos municípios de Aquidabã, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde e Salgado o agendamento é feito pelo WhatsApp. O diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, explicou que o sistema trouxe agilidade e extinguiu a necessidade de deslocamento à capital. Até o momento, 23 postos estão em funcionamento. 

“Algo em torno de 15 mil cidadãos deixaram de vir para Aracaju para serem atendidos, por conta da mudança no sistema que permite que o cidadão possa ser atendido no ponto de atendimento mais próximo de sua residência. O cidadão pode procurar o ponto mais próximo de sua residência. As unidades estão distribuídas em todo o estado. Desses 23 postos, seis trabalham com agendamento; e o restante por ordem de chegada, em que o cidadão vai no início da manhã e, havendo vaga naquele dia, é atendido”, detalhou.

Foto: SSP A mudança do sistema também beneficiou as pessoas maiores de 18 anos e que ainda não possuíam o documento de identificação. “Antes, o cidadão, se tinha mais de 18 anos e precisava da primeira via da carteira de identidade, era obrigado a vir para sede do Instituto de Identificação, em Aracaju. Isso demandava tempo e recursos do cidadão. Com o sistema, esse atendimento já é feito no interior do estado”, complementou Jenilson Gomes.

O diretor do IICM também enfatizou que o novo sistema de emissão da carteira de identidade também diminuiu os valores que o cidadão tinha que desembolsar para ter acesso à carteira de identidade. “Hoje, nenhum cidadão paga para fazer a foto. Ou é feita no momento de atendimento ou ele envia antes, na modalidade de pré-atendimento. Como no interior todo o atendimento é presencial, a foto é feita no momento em que o cidadão vai fazer o documento Da mesma forma, é feita a digitalização dos documentos que o cidadão apresente no atendimento”, enfatizou.

Postos em funcionamento

No interior do estado, estão em funcionamento, por ordem de chegada, os postos localizados nas cidades de Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Capela, Cristinápolis, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Moita Bonita, Malhador, Maruim, Pedra Mole, Porto da Folha, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias e Tobias Barreto. 

Na cidade de Itabaiana, o agendamento é feito pelo Agenda Fácil SE. Em Aquidabã, pelo número de WhatsApp (79) 99911-1187. Já em Estância, também no aplicativo de mensagens, no (79) 3522-1217. Em Lagarto, (79) 3631-2114. No município de Nossa Senhora da Glória, (79) 99826-5237. Já em Poço Verde, (79) 99966-2135. Em Salgado, (79) 3651-2500.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você