Portal Itnet

Evento astronômico raro estará em seu ponto máximo amanhã, 21

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Evento astronômico raro estará em seu ponto máximo amanhã, 21

Chamado de “grande conjunção”, dois dos maiores planetas do sistema solar estarão alinhados e visíveis no céu.

*Matéria publicada originalmente dia 20 de dezembro de 2020

Quase como um presente no céu depois de um ano tão atribulado, amanhã, 21, acontece um evento astronômico raro: a grande conjunção. Júpiter e Saturno, dois dos maiores planetas do sistema solar estarão próximos um do outro. A última vez que isso aconteceu e pode ser visto foi na Idade Média, em 1226.

O alinhamento entre os dois planetas já está acontecendo desde o dia 16 deste mês e estará visível até o dia 25. Mas, o ápice será amanhã, 21 de dezembro. O fenômeno pode ser visto de qualquer lugar, o professor de física José da Silva Menezes confirma que não é necessário equipamentos para observar. Segundo ele, basta torcer para que o tempo esteja favorável, que não hajam nuvens e olhar para o céu na direção do por sol, a oeste.

Foto: Jean-Luc Dauvergne

O melhor horário para poder ver será logo após ao por do sol e no início da noite. “Provavelmente parecerá uma única estrela, mas vale a pena deixar claro que são dois planetas. Pois, a luz deles não cintila como a das estrelas. Alguns chamam de "Estrela de Natal", mas nada mais é que o alinhamento destes dois planetas.”, enfatiza José Menezes.

Quem quiser localizar os planetas com algo que já esteja a mão, o professor indica um aplicativo de celular chamado “Sky View”. Ele é bem intuitivo e está disponível para Android e IOS. 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você