Após 30 dias da solicitação pelo pré-atendimento, o cidadão pode refazer o pedido pelo site da SSP.

O Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) emitiu mais de 65 mil novas carteiras de identidade nos últimos quatro meses em Sergipe.

No período, foram realizados mais de 120 mil atendimentos em todo o estado. O novo modelo do documento extinguiu a necessidade de deslocamento dos cidadãos residentes no interior do estado para a capital em busca da carteira de identidade. Atualmente, 34 postos do IICM estão em funcionamento em Sergipe.

No interior, o atendimento é feito por ordem de chegada na maioria dos postos em funcionamento. Na cidade de Itabaiana, o agendamento é feito através do sistema Agenda Fácil SE, da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Já nos municípios de Aquidabã, Estância, Nossa Senhora da Glória, e Salgado, o agendamento é feito pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

O diretor do IICM, Jenilson Gomes, explicou que o sistema tornou o processo de confecção do documento mais célere e possibilitou que os cidadãos do interior do estado não precisassem mais se deslocar para a capital em busca da carteira de identidade. Ele também destacou que as mudanças reduziram os custos com o deslocamento entre os municípios na produção do RG e entrega do documento ao solicitante.

“O cidadão pode procurar o ponto mais próximo de sua residência. As unidades estão distribuídas em todo o estado  Antes, o cidadão, se tinha mais de 18 anos e precisava da primeira via da carteira de identidade, era obrigado a vir para sede do Instituto de Identificação, em Aracaju. Isso demandava tempo e recursos do cidadão. Com o sistema, esse atendimento já é feito no interior do estado”, detalhou.

Jenilson Gomes ressaltou que o novo sistema de emissão da identidade extinguiu outros custos que o cidadão tinha para obter o documento, simplificando o processo. “Nenhum cidadão paga para fazer a foto, ou é feita no atendimento ou enviada antes. No interior do estado, com o atendimento presencial, a foto é feita no momento em que o cidadão vai fazer o documento, do mesmo modo a digitalização dos documentos”, destacou.

Entrega do documento

O diretor do IICM também orientou que os cidadão que não obtiveram respostas às solicitações da carteira de identidade podem refazer o pré-atendimento pelo site da SSP. “Quem não teve o retorno formal no e-mail em até 30 dias, recomenda-se que seja iniciado um novo atendimento. Após o cadastro e aprovação da solicitação, o cidadão tem até 90 dias para comparecer. Se ele não o fizer, o cadastro será excluído e terá que iniciar um novo atendimento”, informou.

Após a emissão da carteira de identidade, o cidadão tem até seis meses para retirar o documento na unidade na qual solicitou a entrega da carteira de identidade, conforme mencionou Jenilson Gomes. “Depois da emissão do documento, após todas as etapas de análise e coleta biométrica, o cidadão tem até seis meses para a retirada. Caso não seja retirado nesse prazo, o documento vai para o arquivo e o cidadão pagará uma taxa de desarquivamento”, esclareceu. 

Postos em funcionamento

No interior do estado, estão em funcionamento, por ordem de chegada, os postos localizados nas cidades de Arauá, Campo do Brito, Capela, Carira, Carmópolis, Cristinápolis, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Moita Bonita, Malhador, Maruim, Pedra Mole, Poço Verde, Propriá, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias e Tobias Barreto.

Na cidade de Itabaiana, o agendamento é feito pelo Agenda Fácil SE. Em Aquidabã, pelo número de WhatsApp (79) 99911-1187. Já em Estância, também no aplicativo de mensagens, no (79) 3522-1217. No município de Nossa Senhora da Glória, (79) 99826-5237. Em Salgado, (79) 3651-2500. Na cidade de Canindé de São Francisco, o agendamento também pode ser feito através de ligação telefônica no (79) 3346-1971.

Fonte: SSP/SE

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