Portal Itnet

Internos do sistema prisional de Sergipe poderão ter pena reduzida por conta da leitura

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Internos do sistema prisional de Sergipe poderão ter pena reduzida por conta da leitura

Para cada livro apresentado dentro do convênio, e que tenha a redação aprovada, serão quatro dias diminuídos da pena.

Foto: arquivo Seduc

Através da leitura, os detentos do sistema prisional do estado de Sergipe poderão ter a sua pena reduzida. É que a Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), vai implementar o projeto de remição da pena.

O projeto, que deve iniciar dentro de dez dias vai funcionar da seguinte maneira: o interno escolhe uma obra para ler e após a leitura ele tem que fazer uma resenha do livro.

A resenha será avaliada por um profissional da Seduc e se for aprovada, o interno consegue a remição da pena.

As obras disponíveis para a leitura foram recebidas pela Sejuc, através de doações feitas pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). Foram doadas cinco obras, com 260 exemplares de cada uma.

“O interno receberá a obra de sua escolha. Teremos um funcionário público da Seduc que fará a supervisão. O servidor, duas vezes por semana, fiscalizará e orientará a leitura. Ao final, cada interno fará uma resenha, uma redação supervisionada. Para cada livro apresentado dentro do convênio, e que tenha a redação aprovada, serão quatro dias diminuídos da pena”, detalhou o coronel Reinaldo Chaves, secretário-executivo da Sejuc.

Ainda segundo Chaves, a leitura também é uma forma de reinserção social e o interno também terá algo para ocupar o tempo enquanto estiver cumprindo a pena.

“A Lei de Execução Penal, visando integração do preso com a sociedade, tem como mecanismo para cada três dias de trabalho um dia descontado da pena. A remição não se dá apenas pelo trabalho, mas também pela leitura”, complementou o secretário.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você