Portal Itnet

Malária em Sergipe: Homem de 60 anos diagnosticado após viagem a Luanda

Este é o primeiro caso detectado em Sergipe neste ano.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Malária em Sergipe: Homem de 60 anos diagnosticado após viagem a Luanda

Na noite de segunda-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou o diagnóstico de malária em um homem de 60 anos. O paciente estava em Luanda, capital de Angola, na África, a trabalho, e regressou ao Brasil em 11 de abril. 

No dia 13, começou a manifestar sintomas como febre, fraqueza, dor muscular e de cabeça, levando-o a buscar atendimento no Hospital Regional José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro. 

Devido à sua estadia em uma área de risco para a doença, foi submetido a testes para malária, que identificaram a presença do tipo mais agressivo, Malária falciparum. 

No entanto, segundo a SES, o paciente está em condição estável. O órgão informou que ele está "responsivo, colaborativo, interagindo e verbalizando. O mesmo não possui desconforto respiratório e está com boa saturação".

A malária é uma doença infecciosa provocada por um mosquito da família Anopheles. Sendo assim, não é considerada contagiosa, o que significa que uma pessoa infectada não pode transmitir para outra pessoa. Felizmente, a malária é uma doença tratável e o tratamento é eficaz, simples e disponibilizado gratuitamente. No entanto, se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada, a doença pode progredir para formas graves.

 

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você