Portal Itnet

Agosto lilás: Campanha ‘Rompa o Ciclo’ promove conscientização contra a violência doméstica

Campanha lançada nesta quinta-feira reforça as ações desenvolvidas durante o ‘Agosto Lilás’ em todo o estado de Sergipe.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Agosto lilás: Campanha ‘Rompa o Ciclo’ promove conscientização contra a violência doméstica

Nesta quinta-feira (1º), as secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM) lançaram a nova edição da campanha ‘Rompa o Ciclo’. O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência doméstica e reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher. Durante todo o mês de agosto, conhecido como ‘Agosto Lilás’, diversas ações serão realizadas para promover a proteção e os direitos das mulheres em Sergipe.

A delegada Mariana Diniz, diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), destacou a importância da denúncia para romper o ciclo de violência. “É crucial que as vítimas procurem a delegacia para receber orientação e apoio, ajudando a construir o caminho para a superação da violência”, afirmou.

A delegada Ana Carolina, diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, reforçou o papel da sociedade na denúncia. “Se você souber de algum caso de violência doméstica, faça a sua parte denunciando”, incentivou.

O relatório revela uma diminuição nos casos de feminicídio em Sergipe, com 19 ocorrências em 2022, 16 em 2023 e seis em 2024, refletindo o esforço intersetorial para proteger as mulheres. “Estamos também educando sobre os diferentes tipos de violência e disponibilizando canais de denúncia como 181, 190 e a Delegacia Virtual”, explicou a delegada Lara Schuster, da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Aracaju.

A capitã Fabiola Goes, coordenadora da Ronda Maria da Penha, enfatizou a importância de envolver toda a sociedade, incluindo homens, no processo de mudança de comportamento. “A Ronda Maria da Penha estará atuando na campanha preventiva e educativa, enquanto a Polícia Militar realizará ações repressivas para punir os agressores”, completou.

A campanha ‘Rompa o Ciclo’ segue as diretrizes da Lei Estadual nº 8.577/2019, que institui o ‘Agosto Lilás’ como um período de conscientização sobre a violência doméstica. Este mês é uma oportunidade para promover parcerias entre instituições governamentais e organizações para fortalecer a política de combate à violência de gênero.

Além das ações locais, as forças de segurança pública de Sergipe participam da operação nacional Shamar, que visa proteger e cuidar das vítimas de violência. “A operação, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, envolve a Polícia Civil, Militar, Rodoviária Federal e a SPM”, concluiu Cátia Emanuelli.

A campanha ‘Rompa o Ciclo’ visa sensibilizar a população e reforçar a importância da denúncia para criar um ambiente mais seguro e justo para as mulheres.

 

 

 

 

Com informações da SSP/SE

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você