Começam hoje as inscrições do Prouni; veja quem pode participar

Começaram nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo para o primeiro semestre de 2026 em instituições privadas de ensino superior. O procedimento é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e participado do Enem 2024 e/ou 2025, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota diferente de zero na redação. Estudantes que fizeram o exame como treineiros ou para autoavaliação, antes da conclusão do ensino médio, estão impedidos de se inscrever.
O edital prevê que, para fins de classificação, será considerada a melhor média obtida pelo estudante entre as edições do Enem utilizadas no processo seletivo.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato deve atender a pelo menos um dos critérios socioeducacionais, como ter cursado o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, ter sido bolsista em instituição privada, ser pessoa com deficiência ou atuar como professor da rede pública, neste último caso apenas para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à formação de docentes da educação básica.
No momento da inscrição, o estudante deve optar por concorrer às bolsas de ampla concorrência ou às destinadas às políticas afirmativas, que contemplam pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Em relação à renda, o MEC destaca que, para disputar bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
