Portal Itnet

Em grande disputa no segundo turno, Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Ele derrotou o candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Em grande disputa no segundo turno, Javier Milei é eleito presidente da Argentina

A política da América do Sul esteve movimentada no último domingo, 19, com as eleições presidenciais na Argentina. No segundo turno, Javier Milei, candidato de ultradireita derrotou o candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa e vai comandar o país pelos próximos quatro anos. 

Milei foi anunciado vencedor por volta de 20:20h, quando a apuração dos votos seguia em curso, mas, com cerca de 90% dos votos apurados na altura, Milei já estava matematicamente eleito. 

Às 23h, 99% dos votos já estavam apurados e ele registrava 55,69%, contra 44,30% de Sergio Massa. Vale lembrar que no primeiro turno, Milei havia ficado atrás de Massa e conseguiu reverter o resultado, no segundo turno.

“Hoje começa o fim da decadência argentina. Hoje começamos a virar a página. Hoje termina o modelo do Estado onipresente e empobrecedor”, disse o presidente eleito, em seu discurso oficial.

Através de suas redes sociais, antes do resultado da eleição, o presidente Lula parabenizou a condução do processo eleitoral na Argentina e desejou sorte ao novo governo.

"Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos". 

Após o resultado consagrando a vitória de Milei, o presidente Lula não se pronunciou. Já o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, parabenizou o novo presidente do país vizinho e disse que a esperança volta a brilhar na América do Sul. 

“Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, escreveu Bolsonaro. 

Foto: Agustin Marcarian/REUTERS

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você