FAB aponta colisão com rede elétrica em acidente que matou piloto em Capela

Um acidente com uma aeronave de pequeno porte vitimou o piloto Alexandre de Franco Farias, de 52 anos, na manhã do último dia 4 de julho, em uma área de canavial nas proximidades do município de Capela, em Sergipe. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (13) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o avião colidiu com um cabo da rede elétrica antes de cair.
A aeronave, modelo EM-2010, pertencia à empresa R Pilau Serviços, especializada em aviação agrícola. De acordo com o relatório preliminar, o avião havia decolado de uma área destinada a operações de pulverização e, durante um voo de aplicação, sofreu o impacto com a fiação, o que provocou a queda imediata. O acidente é classificado como uma "operação a baixa altitude", conforme critérios do Cenipa. As investigações continuam em andamento.
A R Pilau Serviços informou que toda a documentação da aeronave estava regular. O piloto, Alexandre Farias, era funcionário da empresa há cerca de um ano, mas já acumulava experiência no setor de pulverização agrícola.
O Instituto Médico Legal (IML) constatou que o piloto morreu em decorrência de múltiplas lesões causadas pelo impacto. Foi coletado material genético para a realização de exame toxicológico. O corpo foi reconhecido por familiares em Sergipe e levado para Presidente Prudente (SP), cidade natal da vítima, onde foi sepultado. Alexandre deixa esposa e uma filha.
Esta não foi a primeira vez que o piloto se envolveu em um acidente aéreo. Em 2016, ele sobreviveu a outro incidente, quando a aeronave que pilotava apresentou falha e acabou capotando durante o pouso no aeroporto de Santo Antônio de Leverger, a cerca de 35 km de Cuiabá (MT).
No acidente mais recente, equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuaram na ocorrência. O IML foi responsável pela remoção do corpo no local.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.