Portal Itnet

Governo alerta sobre cuidados com queimaduras no período junino

Apesar da redução do número de atendimentos nos 15 primeiros dias de junho, os pacientes apresentam uma maior gravidade das lesões e demandam de cuidados específicos.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Governo alerta sobre cuidados com queimaduras no período junino

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) registrou, na primeira quinzena de junho, uma redução de 50% nos atendimentos de urgência e emergência a vítimas de queimaduras em comparação ao mesmo período de 2023. Embora o número de casos tenha diminuído, a gravidade das lesões exige cuidados especializados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), referência estadual no tratamento interdisciplinar de lesões de pele.

Nos primeiros 15 dias de junho, 17 pacientes com queimaduras causadas por fogos de artifício, substâncias químicas e líquidos ferventes foram atendidos no pronto-socorro. Desses, seis estão sendo tratados na UTQ por queimaduras resultantes de fogos de artifício ou chamas de fogueiras em contato com líquido inflamável. Wandressa Nascimento, enfermeira e gerente da UTQ, alertou sobre a importância da prevenção desses acidentes, especialmente durante o período junino.

O hospital ampliou o atendimento a pacientes com queimaduras, adicionando quatro novos leitos de enfermaria, e prevê novas expansões se a demanda aumentar durante os festejos juninos. Até esta terça-feira, 18, a taxa de ocupação da unidade específica para queimados está em cerca de 80%. Wandressa destacou que, devido à tradição junina, os riscos de acidentes aumentam significativamente. No ano passado, no mesmo período, não houve nenhuma admissão na UTQ por acidentes com fogos de artifício, enquanto este ano já foram registrados alguns casos.

De janeiro a maio de 2024, a UTQ do Huse atendeu 77 pacientes, um aumento de mais de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, a unidade registrou mais de 170 admissões e 12 óbitos. Somente em junho de 2023, a UTQ atendeu 24 pacientes. Atualmente, a unidade possui 14 leitos, para adultos e crianças.

Principais Cuidados

Para os festejos juninos, a gerente da UTQ orienta alguns cuidados específicos: usar proteção ao manusear fogos (botas e luvas), evitar soltar fogos após ingerir álcool, não pular fogueiras e manter crianças afastadas delas. Além disso, crianças devem estar sempre supervisionadas por um adulto e respeitar a faixa etária indicada para cada tipo de fogos.

Em casos de queimaduras, recomenda-se resfriar a área com água corrente em temperatura ambiente por cerca de 15 a 20 minutos para reduzir o dano e remover o agente causador. Após esse processo, é importante cobrir a área com um pano seco para evitar hipotermia e buscar uma unidade de saúde para avaliação, concluiu Wandressa.

 

 

 

 

 

Com informações do Governo do Estado

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você