Portal Itnet

Hospital de Cirurgia oferece gratuitamente consultas, cirurgias e fisioterapia para tratamento da escoliose

No Brasil, poucos centros de saúde oferecem esse tipo de serviço pelo SUS.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Hospital de Cirurgia oferece gratuitamente consultas, cirurgias e fisioterapia para tratamento da escoliose

Junho é o mês de conscientização mundial da escoliose, e o Hospital de Cirurgia (HC) é a única instituição em Sergipe que oferece tratamento gratuito para essa condição pelo SUS.

Veronica Santos Oliveira, mãe de Jean Oliveira Santos, de 17 anos, agradece ao hospital e à equipe de cirurgiões de coluna pelo atendimento. Jean sofria com dores devido à escoliose, mas sua realidade mudou após ser operado em 17 de abril pela Equipe de Escoliose do HC.

O Hospital de Cirurgia é referência em atendimento de alta e média complexidade e oferece um Ambulatório de Escoliose com tratamento integral e multidisciplinar, que inclui consultas, procedimentos cirúrgicos e fisioterapia. Esse é o único serviço hospitalar em Sergipe que oferece atendimento gratuito para pessoas com escoliose. No Brasil, poucos centros de saúde oferecem esse tipo de serviço pelo SUS.

"O Hospital de Cirurgia está na vanguarda ao oferecer esse tratamento pelo SUS. É o primeiro e único em Sergipe. Já realizamos mais de 50 cirurgias de escoliose. Uma operação dura em torno de 5 a 6 horas e exige um elevado preparo profissional da equipe, além do alto custo", destaca o neurocirurgião Ricardo Motta, líder do Ambulatório de Escoliose do HC.

O que é escoliose

A escoliose é uma condição que provoca uma curvatura anormal na coluna vertebral da pessoa, afetando o alinhamento do corpo e resultando em problemas físicos como desconforto respiratório. Além dos impactos físicos, a deformidade também pode afetar o bem-estar psicológico do paciente devido às alterações estéticas que causa. A condição é categorizada em três tipos principais: idiopática do adolescente, neuromuscular e congênita.

Cirurgias de alta complexidade

Há mais de dois anos, a Equipe de Escoliose do HC – formada por neurocirurgião, neurofisiologista, ortopedista, anestesiologista – realiza cirurgias, periodicamente, de pacientes que possuem a deformidade na coluna. E, desde agosto de 2023, é feita uma operação por semana.

Consultas

Além dos procedimentos cirúrgicos, outro serviço essencial para o tratamento da escoliose são as consultas pré, pós-operatória e consultas para o tratamento conservador, que são os casos em que não há necessidade de operar o paciente.

Fisioterapia

O Cirurgia oferece, atualmente, aos pacientes um tratamento integral e multidisciplinar da escoliose, incluindo a fisioterapia, que é essencial no tratamento dessa condição, ajudando a gerenciar a curvatura da coluna.

O fisioterapeuta, André de Oliveira, integrante do Ambulatório de Escoliose, detalha a importância da fisioterapia para o tratamento da patologia. "Trabalhamos com a metodologia RPG, a Reeducação Postural Global. Fazemos a parte de alinhar o corpo. Na escoliose, o paciente tem algumas deformações ósseas que precisam ser alinhadas. Por exemplo, o ombro pode estar mais para frente do que o outro, pode ter a curva mais acentuada. Trabalhamos para que esse paciente saia com boa postura. A equipe de cirurgiões faz com que a coluna fique no lugar e nós alinhamos o corpo", relata.

 

 

 

 

 

Com informações da Ascom/HC

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você