Portal Itnet

Itabaianense Victor Santana é um dos cientistas da UFS na lista dos mais influentes no ranking de Stanford

O levantamento da Universidade Stanford é o mais prestigiado no mundo. Victor atua no campus de Lagarto da UFS.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Itabaianense Victor Santana é um dos cientistas da UFS na lista dos mais influentes no ranking de Stanford

Itabaiana tem um conterrâneo como um dos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na lista dos cientistas mais influentes do mundo no ranking da Universidade de Stanford. Victor Santana Santos é o nome dele!

Foi numa casa no Bairro Rotary que Victor “se criou”, ao lado de sua família. A sua trajetória como estudante foi construída da alfabetização ao ensino médio no Colégio Dom Bosco; Victor contou à nossa equipe que durante grande parte estudou com bolsa parcial e que fez o assistente para o vestibular no Colégio Monteiro Lobato.

“Fui aprovado em 1º lugar no curso de Enfermagem da UFS e concluí o curso em 2009. Trabalhei como enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família por um ano no município de Itabaiana, nos povoados Mangueira, Cajaíba e Ribeira, em 2010”, contou Victor.

Atualmente, Victor é professor adjunto no Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto. 

O professor, que formou família com outra itabaianense, com quem tem um filho não reside em Itabaiana atualmente, mas os seus pais e os sogros continuam morando na cidade, assim como os amigos que ele mantém contato. “Eu tenho laços fortes com a cidade de Itabaiana”, comentou.

Victor é Mestre em Biologia Parasitária e Doutor em Ciências da Saúde, ambos pela federal de Sergipe. Na sua trajetória, atuou como enfermeiro do Huse, o maior hospital de Sergipe e passou um período na Liverpool School of Tropical Medicine.

Na UFS, participou e segue participando de vários projetos e estudos de graduação e pós-graduação na área das Ciências da Saúde, com o objetivo de identificar e trazer soluções para problemas de saúde pública.

O itabaianense integra a lista dos cientistas da UFS mais influentes junto com mais seis professores, todos eles, da área da saúde. 

O levantamento da Universidade de Stanford é o mais prestigiado no mundo e abrange os 2% dos pesquisadores mais citados, com base nos dados de mais de 9 milhões de cientistas.

Victor disse que recebeu a notícia com alegria, como reconhecimento do seu trabalho, que envolve o estudo das doenças tropicais negligenciadas, que afetam milhões de pessoas no mundo e que ao mesmo tempo, entende a conquista como uma responsabilidade. 

“Temos o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas, a qualidade de vida das pessoas afetadas pelas doenças tropicais, que geralmente são as pessoas mais vulneráveis de nossa sociedade. A sensação é de alegria, satisfação, e ao mesmo tempo de responsabilidade, em continuar pesquisas de alto nível, para que a gente consiga, de fato, atingir as melhorias necessárias, para a nossa população”, pontuou Victor. 

Foto: Portal Itnet

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Aerton dos Santos
Parabéns!
Mais para Você