Portal Itnet

O número de municípios em Sergipe com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti duplica

Os dados são do segundo LIRAa divulgados pela Secretaria da Saúde

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
O número de municípios em Sergipe com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti duplica

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do estado de Sergipe nesta segunda-feira, 01, o número de municípios sergipanos com alto risco de infestação pelo Aedes aegypti dobrou em comparação com o último levantamento.

De acordo com o segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), oito cidades do estado estão agora classificadas como alto risco, enquanto no primeiro levantamento, realizado em janeiro deste ano, eram apenas quatro. O relatório revela ainda que 54 municípios estão com médio risco e apenas 13 estão com risco baixo.

Os municípios identificados como de maior risco são: Simão Dias (9,0), Itabaiana (8,3), Areia Branca (7,1), Salgado (5,9), Capela (5,8), Nossa Senhora da Glória (4,8), Siriri (4,1) e Cumbe (4,0).

Destaca-se que alguns dos municípios que apresentaram ou mantiveram o índice alto registraram um crescimento alarmante entre o primeiro e o segundo LIRAa. Por exemplo, a cidade de Itabaiana subiu de (4,0) para (8,3); Simão Dias de (6,4) para (9,0); e Areia Branca saltou do risco médio (1,7) para alto risco (7,1), representando um aumento de 34,4%.

Os critérios de classificação adotados no levantamento são claros: índice satisfatório (0 a 0,9); média infestação (1,0 a 3,9); e alto risco (acima de 4,0). Entre os municípios classificados como em condição satisfatória para o Aedes aegypti estão Canindé de São Francisco (0,8), Itabi (0,8), Pacatuba (0), Pedrinhas (0,6), Santana de São Francisco (0,9), entre outros.

A situação demanda uma atenção especial das autoridades de saúde e da população em geral, pois o Aedes aegypti é vetor de doenças graves, como dengue, zika e chikungunya. Ações preventivas e de combate ao mosquito são essenciais para conter a propagação dessas doenças e proteger a saúde da população.

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você