Operação conjunta resulta na prisão de indivíduos acusados de estelionato com disfarce de policiais em SE e BA
As investigações apontam que criminosos seguiam ordens de detento do Conjunto Penal de Paulo Afonso.
Nesta quinta-feira, 18, a Delegacia de Simão Dias, com o apoio da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), iniciou a Operação Divisa 171. A ação ocorreu na região Centro-Sul e na Bahia, com o objetivo de executar mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra um grupo suspeito de praticar estelionato.
Na ação, oito mandados de busca foram executados no Presídio de Paulo Afonso e um no Presídio de Estância. Também ocorreu a apreensão de um revólver calibre 38 em Antas.
Segundo as investigações, o grupo era composto por detentos do Conjunto Penal de Paulo Afonso e por indivíduos em Simão Dias e arredores, os quais buscavam por veículos, celulares e sistemas de som automotivo anunciados na internet. Os envolvidos se faziam passar por policiais militares, civis ou rodoviários federais durante as negociações para adquirir os itens desejados.
Após as negociações, os investigados enviavam às vítimas falsos comprovantes bancários de transferências. Para concluir a transferência de posse dos bens, o grupo envolvia terceiros, como taxistas e mecânicos, visando dificultar a identificação dos cúmplices responsáveis pela destinação ilegal dos produtos.
De acordo com as autoridades policiais, diversas pessoas foram vítimas de roubo de bens e não receberam pagamento por serviços prestados. Em um incidente específico, uma única vítima teve um prejuízo estimado em cerca de R$ 15 mil.
Os suspeitos dos crimes na região estariam agindo sob as ordens de um detento do Conjunto Penal de Paulo Afonso. Seu modus operandi envolvia o roubo de motocicletas em locais determinados, para posterior transporte a diferentes municípios da Bahia, onde eram repassadas a terceiros indicados pelo preso.
A investigação está em curso, uma vez que golpes semelhantes foram relatados em várias cidades, incluindo Lagarto e Poço Verde em Sergipe, além de Paripiranga, Cícero Dantas, Antas, Fátima e Jeremoabo na Bahia.
A operação contou com a participação das Delegacias de Simão Dias, Itaporanga D'Ajuda e Campo do Brito, da Divisão de Patrimônio da Delegacia Regional de Lagarto, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do Gope da Polícia Penal, da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado de Sergipe, da Delegacia de Antas/BA e da Delegacia Territorial de Paulo Afonso/BA.
Fonte: SSP/SE
Foto: Polícia Civil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.