Polícia Federal cumpre mandados em 16 estados contra fraudes em aposentados

Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) movimentou, nesta quinta-feira (13), equipes em todo o país para combater um esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários. A nova fase da Operação Sem Desconto investiga uma rede nacional suspeita de aplicar cobranças associativas sem autorização em aposentadorias e pensões.
Ao todo, estão sendo cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares. As ações ocorrem em 16 estados — Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins — e também no Distrito Federal.
De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de inserir dados falsos em sistemas oficiais para efetuar os descontos indevidos, além de cometer crimes como organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, e práticas de ocultação e dilapidação patrimonial.
A Operação Sem Desconto busca desarticular o esquema e identificar o destino dos valores desviados, além de responsabilizar os envolvidos no golpe que atingiu aposentados e pensionistas em todo o Brasil.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
