Portal Itnet

Sisu 2026 trará novidade: seleção permitirá o uso da melhor média entre edições do Enem de 2023, 2024 e 2025

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sisu 2026 trará novidade: seleção permitirá o uso da melhor média entre edições do Enem de 2023, 2024 e 2025

A partir do processo seletivo de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a considerar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para inscrição e classificação dos candidatos. A mudança, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), permite que o sistema utilize automaticamente o resultado que gerar a melhor média ponderada para cada candidato, conforme o curso escolhido. O novo critério, no entanto, só vale para quem não participou do exame na condição de treineiro.

A alteração consta no Edital nº 22/2025, publicado pelo MEC na última segunda-feira, 20 de outubro, que trata da adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sisu 2026. O documento completo pode ser consultado na página do Sisu, dentro do Portal de Acesso Único do governo federal.

De acordo com o edital, as universidades e institutos federais interessados em participar do processo deverão ofertar pelo menos duas vagas por curso e turno. Mesmo com as políticas de cotas e reservas de vagas, será garantido no mínimo uma vaga de ampla concorrência em cada curso participante.

O período de adesão das instituições vai de 27 de outubro a 28 de novembro, e todo o processo será realizado exclusivamente pelo sistema Sisu Gestão. Para efetivar a participação, as instituições precisam ter concluído a ocupação das vagas referentes à última edição do Sisu de que tenham participado. Durante o prazo de adesão, as universidades poderão reabrir o termo assinado para ajustes, sendo válida a versão mais recente registrada pelo representante legal no sistema.

Com essa atualização, o MEC busca ampliar as oportunidades de ingresso no ensino superior, aproveitando melhor o desempenho dos candidatos em diferentes edições do Enem — uma medida que promete aumentar a concorrência e flexibilizar as chances de ingresso nas universidades públicas em 2026.




Com informações da Agência Gov


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você