Tubarão raro da espécie ‘Boca Grande’ é encontrado em Sergipe; animal será exposto pelo Projeto Tamar
Exames estão sendo realizados para ajudar a esclarecer as causas da morte do tubarão

O biólogo e coordenador-técnico de Conservação e Pesquisa do Projeto Tamar em Sergipe, Fábio Lira, classificou como um momento único a localização de um tubarão da espécie ‘Boca Grande’ (Megachasma pelagios) no estado. O animal, com pouco mais de quatro metros de comprimento, foi encontrado morto no dia 5 de julho, na Praia da Costa, município da Barra dos Coqueiros.
“É quase impossível encontrar um animal desses. No Brasil, foram registrados quatro encalhes e no Nordeste esse foi o segundo, o primeiro foi no Piauí. Em todo o mundo, foram encontrados 274 tubarões”, explicou o especialista.
Segundo Fábio, a espécie pode atingir até cinco metros de comprimento e pesar cerca de uma tonelada, alimentando-se de pequenos animais, como camarões. Por habitar águas profundas, é extremamente rara a sua proximidade com a costa.
Após o resgate, o tubarão foi encaminhado ao Projeto Tamar, em Aracaju, onde está sendo preservado. A expectativa é que o animal seja exposto ao público assim que uma estrutura específica estiver pronta.
Exames estão sendo realizados para ajudar a esclarecer as causas da morte do tubarão, que não apresentava sinais de ferimentos causados por redes.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.