Ministério da Agricultura descarta caso de gripe aviária em Graccho Cardoso

O Ministério da Agricultura e Pecuária descartou, nesta semana, a presença do vírus da gripe aviária em um caso suspeito no município de Graccho Cardoso, em Sergipe. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa da pasta, que também anunciou a exclusão de outras duas suspeitas registradas em Triunfo (RS) e Nova Brasilândia (MT). Com isso, três dos seis casos sob investigação foram oficialmente descartados.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reiterou que não há motivo para pânico entre os consumidores. Segundo ele, a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. “O risco de contaminação ao ser humano é restrito a quem tem contato direto com aves infectadas, e mesmo nesses casos, a transmissão é considerada rara”, esclareceu o ministro.
Fávaro também informou que os funcionários da granja onde houve o foco confirmado seguem em isolamento e sob monitoramento, mas que até o momento não há registro de novos casos entre humanos.
Atualmente, o Brasil contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária: o primeiro em uma granja comercial no município de Montenegro (RS) e o segundo em um zoológico na cidade de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.
Outras três ocorrências seguem em análise: uma em Salitre (CE), em uma propriedade de produção familiar para subsistência; outra em Ipumirim (SC), em uma granja comercial; e a terceira em Aguiarnópolis (TO), também em ambiente de produção comercial. Além disso, uma nova investigação foi aberta em Estância Velha (RS).
As autoridades seguem em alerta e reforçam a importância das medidas de biossegurança em granjas e criadouros. O Ministério da Agricultura mantém o monitoramento rigoroso e destaca que o Brasil continua livre de influenza aviária de alta patogenicidade em sua produção comercial.
Com informações GOVERNO FEDERAL
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.