Operação Safra 171: Polícia Civil desarticula em Itabaiana esquema milionário de estelionato e lavagem de dinheiro

A Delegacia Regional de Itabaiana foi o ponto central de uma das maiores operações policiais realizadas em Sergipe nos últimos anos. Deflagrada nesta quarta-feira (14), a Operação Safra 171 resultou na desarticulação de uma associação criminosa especializada em golpes financeiros sofisticados, com movimentação superior a R$ 14,8 milhões entre junho de 2022 e setembro de 2024.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso atuava com promessas de altos lucros a partir de falsos investimentos no plantio de milho e em operações fictícias na bolsa de valores. Para atrair as vítimas, utilizava documentos falsificados, discursos técnicos, simulações de vínculos com instituições financeiras e até menções indevidas ao nome de figuras públicas.
As investigações tiveram início após o registro de denúncias de vítimas em Itabaiana. A partir disso, a Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais da Delegacia Regional conduziu diligências com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL), do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e da Secretaria de Segurança Pública.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados judiciais, sendo:
• 2 de prisão preventiva;
• 2 de medidas cautelares;
• 8 de busca e apreensão.
Também foram autorizados bloqueios de contas bancárias, sequestro de bens móveis e apreensão de veículos de luxo, eletrônicos, joias e documentos. Durante as buscas, a polícia localizou uma série de elementos que apontam para o controle detalhado da movimentação financeira do grupo e indícios claros de lavagem de dinheiro, com uso de contas de terceiros e transferências fracionadas.
Segundo o delegado Matheus Cardillo, responsável pelo caso, a quadrilha possuía uma estrutura organizada e bem articulada. “Estamos diante de uma associação criminosa com alto grau de sofisticação, que utilizava manipulação emocional e aparente respaldo institucional para aplicar os golpes. Nosso objetivo agora é ampliar a identificação das vítimas e recuperar os ativos desviados”, afirmou.
As diligências foram concentradas em Itabaiana, onde residem os principais investigados e de onde partiam as ações do grupo. A análise do material apreendido poderá revelar novas vítimas e núcleos operacionais do esquema.
A Polícia Civil orienta que qualquer pessoa que tenha investido recursos em situações semelhantes procure a Delegacia Regional de Itabaiana para prestar esclarecimentos e contribuir com a investigação.
Com informações da SSP/SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.