PF apura falsificação de documentos em compra de mudas ilegais de laranja em Sergipe

Um esquema de falsificação de documentos usado para tentar legalizar a compra de mudas clandestinas de laranja está na mira da Polícia Federal, que deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Citrus em Sergipe. A ação busca esclarecer irregularidades que colocam em risco a citricultura nacional.
Cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, os agentes estiveram em uma residência em Aracaju e realizaram, com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), uma fiscalização em propriedade rural no município de Boquim. O objetivo foi verificar o plantio e a origem das mudas de laranja adquiridas de forma ilegal.
Segundo a investigação, os envolvidos teriam tentado regularizar uma compra irregular por meio da falsificação de documentos. A PF trabalha agora para identificar outros possíveis participantes do esquema.
A corporação e o MAPA reforçam o alerta sobre os riscos das mudas cítricas clandestinas, que podem atuar como vetores da praga “greening” — considerada a doença mais devastadora dos citros no mundo e uma ameaça grave à citricultura brasileira.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de uso de documento falso e crime ambiental.
Com informações da PF
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
