Portal Itnet

Prouni 2026: primeira chamada já pode ser consultada pelos candidatos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Prouni 2026: primeira chamada já pode ser consultada pelos candidatos

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026/1 foi divulgado nesta terça-feira, 3 de fevereiro, pelo Ministério da Educação (MEC). A consulta está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e a edição deste semestre se destaca como a maior já realizada desde a criação do programa.

Nesta seleção, estão sendo ofertadas 594.519 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior em todo o país. Desse total, 274.819 são bolsas integrais, que garantem 100% de isenção nas mensalidades, e 319.700 são bolsas parciais, com cobertura de 50% do valor do curso.

Os candidatos pré-selecionados precisam comprovar as informações fornecidas durante a inscrição entre os dias 3 e 13 de fevereiro. A documentação pode ser entregue presencialmente nas instituições de ensino superior ou enviada por meio eletrônico, conforme as orientações de cada instituição.

As faculdades e universidades participantes devem disponibilizar, em seus sites oficiais, um campo específico para o envio dos documentos. Caso isso não seja possível, devem informar previamente os locais, horários e responsáveis pelo recebimento presencial nos cursos com candidatos convocados. As normas do processo seletivo estão detalhadas no Edital nº 2/2026.

Confira o cronograma do Prouni 2026/1:  

cronograma_prouni_1sem26-1.webp

O calendário do Prouni também prevê uma segunda chamada, com divulgação do resultado em 2 de março. Para essa etapa, a comprovação das informações deverá ser feita entre os dias 2 e 13 de março. Já os candidatos que não forem contemplados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 25 e 26 de março. A relação estará disponível para consulta a partir de 31 de março.

Paralelamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na Página do Participante, a declaração de atendimento às condições para certificação da conclusão do ensino médio. O documento permite a pré-matrícula de candidatos do Prouni, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde que cumpridos os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os prazos definidos pelas instituições de ensino.

Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano e é destinado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.



 

Com informações do MEC


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você