Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro; mais de 204 mil serão contemplados
Pagamento das restituições será realizado no dia 27, diretamente na conta ou via Pix informado na declaração

Cerca de 205 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco já podem verificar se estão incluídos no lote da malha fina de fevereiro. A consulta foi liberada nesta sexta-feira (20) pela Receita Federal e também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, 204.824 contribuintes receberão R$ 578,97 milhões. Desse montante, R$ 337,69 milhões serão destinados a pessoas com prioridade legal no reembolso.
A maior parte dos valores será paga a 127.585 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix. Também estão na lista 39.290 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos; 17.318 sem prioridade legal; 10.735 cuja principal fonte de renda é o magistério; 6.632 acima de 80 anos; e 3.264 pessoas com deficiência física ou mental ou com doença grave.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, ao selecionar a opção “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo oficial do órgão para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado no dia 27 de fevereiro, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Quem não estiver na relação deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for creditada, por exemplo, em caso de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o depósito em outra conta de sua titularidade pelo Portal BB ou pelos canais de atendimento telefônico da instituição.
Após um ano sem resgate, será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, em seguida “Meu Imposto de Renda” e, por fim, a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
