Enem 2025: candidatos enfrentam redação e provas de códigos e humanas neste domingo

Neste domingo (9), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de redação, que ocorrerá junto com as provas de códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Ao todo, 4.811.338 inscritos devem participar do exame neste ano, número 11,22% maior que em 2024 e 38% superior ao registrado em 2022.
A redação do Enem exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema apresentada e dos textos motivadores. O tema pode ser de ordem social, científica, cultural ou política, e o candidato deve defender um ponto de vista claro, sustentando-o com informações, fatos e argumentos coerentes.
Além de apresentar argumentos consistentes, o participante precisa propor uma intervenção social que respeite os direitos humanos. Propostas que incentivem violência, contenham preconceito ou referências racistas resultarão em nota zero.
A prova avalia cinco competências:
- Domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Aplicação de conceitos de diferentes áreas de conhecimento, conhecidos como repertório sociocultural;
- Organização das ideias e argumentação em defesa de um ponto de vista;
- Uso correto de mecanismos linguísticos na construção do texto;
- Elaboração de uma proposta de intervenção adequada ao problema abordado.
Cada redação é corrigida por dois avaliadores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente. Cada competência recebe nota de 0 a 200 pontos, totalizando até 1 mil pontos por avaliador. A nota final é a média entre os dois resultados.
Alguns critérios levam a nota zero na redação: fuga ao tema, texto ausente ou com menos de sete linhas, redação em língua estrangeira, inclusão de dados pessoais, desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa e uso de palavrões ou desenhos que desconsiderem a seriedade do exame.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país. Exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), devido à realização da COP30, cujos candidatos farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
