Itabaiana lidera índice de infestação do Aedes aegypti em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (26), o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. O estudo aponta Itabaiana como o município com maior índice de infestação do estado, registrando 5,1, classificação de alto risco. Simão Dias, com 4,3, também aparece na faixa crítica.
Ao todo, o levantamento identificou dois municípios com alto risco, 34 com médio risco, 37 com baixo risco e dois que não realizaram o LIRAa.
O índice é considerado baixo quando varia de 0 a 0,9; médio, entre 1,0 e 3,9; e alto quando ultrapassa 4,0. Em Itabaiana, o resultado reforça o alerta para intensificação das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o LIRAa é essencial para direcionar as ações de controle. Ela destacou que Itabaiana e Simão Dias historicamente apresentam índices elevados, mas já estão adotando medidas para reduzir a infestação e evitar o aumento de casos das doenças.
O LIRAa é uma ferramenta utilizada para identificar focos do mosquito e áreas com maior risco, orientando atividades como visitas domiciliares, ações educativas e intervenções da vigilância em saúde.
A SES reforça que a participação da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti. O mosquito se prolifera em água parada, por isso é necessário eliminar recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água destampadas e reservatórios descobertos.
As doenças transmitidas pelo mosquito podem causar dor de cabeça intensa, cansaço, dores musculares, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar sintomas, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e evitar a automedicação, especialmente com anti-inflamatórios.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
