Portal Itnet

Rompimento em adutora mobiliza governo e pode ter solução ainda hoje, diz Zezinho Sobral

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Rompimento em adutora mobiliza governo e pode ter solução ainda hoje, diz Zezinho Sobral

Após um novo rompimento registrado na Adutora do São Francisco, em Capela, equipes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da Iguá Sergipe seguem trabalhando intensamente desde a noite de domingo (14) para restabelecer o fornecimento de água tratada à população de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.

Na manhã desta segunda-feira (15), o governador em exercício, Zezinho Sobral, esteve no local acompanhado por técnicos da Deso e da concessionária. Ele detalhou as ações em andamento e informou que a expectativa é concluir os reparos ainda hoje, se não houver novas intercorrências.

Causas do novo rompimento

De acordo com Zezinho, o problema ocorreu na mesma área atingida na última sexta-feira (13), onde já havia sido feita uma intervenção. “Essa área aqui foi onde houve o rompimento na sexta-feira. A tubulação foi recomposta. Eles colocaram tubos para dar sustentação. Na hora que deu carga, o pilar da frente caiu”, explicou.

Trabalhos ininterruptos e solução emergencial

Ele relatou que as equipes atuaram durante toda a madrugada para restabelecer a estrutura. “As máquinas trabalharam à noite. Estão recolocando outros tubos para dar sustentação. Vão colocar solo para poder apoiar os tubos e dar novamente carga no sistema”, afirmou.

Zezinho destacou ainda que uma adutora alternativa foi ativada para minimizar os impactos do desabastecimento. “A parte de baixo veio com uma adutora menor, que é de 1.000 mm. Essa adutora foi acionada, abastecendo a estação em Capela para de lá descer para Aracaju e começar a fornecer uma quantidade de água ainda insuficiente para atender a capital, mas já começa a melhorar a chegada de água por lá.”

Expectativa de normalização ainda nesta segunda

O governador em exercício afirmou que a solução definitiva pode ser implementada ao longo do dia. “A equipe de engenharia acredita que vai solucionar. A expectativa é que, até o final do dia de hoje, essa operação esteja concluída. Os tubos serão recolocados. Não havendo intercorrência, hoje a gente tem uma solução.”

Governo mantém força-tarefa em campo

Enquanto os reparos seguem, o abastecimento emergencial está sendo feito com o uso de 82 carros-pipa, que atendem as localidades mais afetadas. O Comitê de Gerenciamento de Crise do Governo de Sergipe – formado por representantes do Gabinete do Governador, Sedurbi, Secom, Deso, Iguá, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros – acompanha de perto todas as ações e medidas.

A orientação das autoridades é que a população economize água até que o sistema seja totalmente restabelecido.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você