Portal Itnet

Sergipe no topo! Estado lidera vendas do varejo no Nordeste e conquista 3º lugar no ranking nacional

Estado registra avanço consistente nas vendas do comércio, mesmo diante de retração nacional, segundo dados do IBGE

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe no topo! Estado lidera vendas do varejo no Nordeste e conquista 3º lugar no ranking nacional

Sergipe segue demonstrando força no cenário econômico nacional. De acordo com a mais recente Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado alcançou a primeira posição em crescimento do varejo entre os estados do Nordeste, empatando com a Bahia. No ranking nacional, Sergipe ocupa a terceira colocação.

Os dados referem-se ao mês de julho de 2025 e revelam que o volume de vendas do comércio varejista sergipano cresceu 0,8% em relação a junho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2024, o crescimento foi de 2,8%. Já no acumulado de 2025, o avanço chega a 1%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses registra alta de 3%.

Além do volume, a receita nominal do varejo — que representa o total arrecadado com as vendas — também apresentou desempenho positivo. O indicador subiu 0,9% frente a junho e teve aumento expressivo de 5,4% na comparação anual. No acumulado do ano, o crescimento chega a 4,6%, e nos últimos 12 meses, a 6,3%.

Para o subsecretário de Estudos e Pesquisas do governo estadual, Ciro Brasil, os números reforçam a resiliência do mercado sergipano, mesmo diante de um cenário nacional mais cauteloso.

“Sergipe teve um bom resultado mesmo num mês em que o comércio nacional sofreu uma sútil retração. Mais importante ainda, estamos com crescimento de 3% no acumulado de 12 meses”, destacou o coordenador do Observatório de Sergipe.

Varejo ampliado também apresenta bons resultados

No segmento de varejo ampliado — que inclui as vendas de veículos e materiais de construção — o desempenho também foi positivo. O volume de vendas em Sergipe cresceu 1,7% em julho na comparação com o mês anterior, e 0,9% em relação a julho de 2024. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 2,3%.

A receita nominal do varejo ampliado, por sua vez, cresceu 2% em relação a junho, revertendo a queda de -1,7% registrada no mês anterior. Na comparação anual, o avanço foi de 3,5%. O acumulado do ano aponta um crescimento de 3,8%, enquanto nos últimos 12 meses, o indicador subiu 5,9%.

Contexto nacional

Enquanto Sergipe registra crescimento, o comércio varejista nacional apresentou uma queda média de 0,3% em julho, segundo o IBGE. Entre os estados que registraram alta, Amapá lidera com 3,9%, seguido por Distrito Federal (0,9%), e Bahia e Sergipe (0,8% cada).

Entre os estados com pior desempenho estão Rondônia (-2,2%), Minas Gerais (-1,1%) e Paraíba (-1,0%).

Com esse desempenho, Sergipe não apenas se consolida como um dos destaques do Nordeste, mas também mostra sinais claros de recuperação e fortalecimento econômico, mesmo em um contexto nacional mais instável.

 

Por Redação


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você