Portal Itnet

SES confirma circulação da nova variante XFG da Covid em Sergipe

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
SES confirma circulação da nova variante XFG da Covid em Sergipe

A variante XFG do coronavírus, uma sublinhagem da Ômicron, foi detectada em Sergipe. Quatro casos foram confirmados em testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE). Três das amostras são de Aracaju e uma do município de Nossa Senhora do Socorro.

De acordo com o Lacen, os casos foram identificados após a análise de amostras com alta carga viral enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genético. A XFG já circula em outras partes do Brasil e possui mutações que podem dificultar levemente a ação dos anticorpos, mas não há evidências de que cause quadros mais graves da doença.

“Essa variante já era esperada aqui no estado”, afirma o superintendente do Lacen, Cliomar Alves. Ele ressalta que, apesar da confirmação, não há motivo para alarme. “Estamos em um período típico de aumento de doenças respiratórias e a vacinação continua sendo eficaz contra formas graves da Covid-19”, completa.

Todos os pacientes com a nova variante apresentaram apenas sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe comum, como febre, dor no corpo e tosse. Eles foram atendidos em Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que a vacinação continua sendo a principal estratégia de proteção contra a doença, especialmente para evitar hospitalizações. A imunização está disponível gratuitamente em todas as UBS dos municípios sergipanos.

O que fazer em caso de sintomas

Em caso de sintomas respiratórios, como febre, tosse ou dores no corpo, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para testagem — que pode ser feita por meio de teste rápido ou RT-PCR. Em caso de resultado positivo, é fundamental adotar medidas de isolamento e usar máscara para evitar a transmissão do vírus.

Por Redação


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você