Portal Itnet

Anvisa aprova Sunlenca, fármaco injetável com proteção prolongada contra o HIV

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Anvisa aprova Sunlenca, fármaco injetável com proteção prolongada contra o HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenir o HIV-1. Ele será usado como profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, para pessoas que ainda não têm o vírus, mas estão em risco de contrair a doença.

O medicamento está disponível de duas formas: comprimido para tomar por via oral e injeção subcutânea, que precisa ser aplicada apenas uma vez a cada seis meses. Esse esquema semestral facilita a adesão, pois não exige uso diário.

Podem usar o Sunlenca adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com pelo menos 35 kg, que estejam expostos ao risco de HIV. Antes de começar, é obrigatório fazer teste e ter resultado negativo para HIV-1.

Os estudos clínicos mostraram resultados muito positivos:

  • Entre mulheres cisgênero, a eficácia na prevenção foi de 100%;
  • Em outros grupos, a proteção chegou a 96% comparada à incidência natural do vírus;
  • Foi 89% mais eficaz que a PrEP oral diária.

A Anvisa explicou que o esquema de injeção semestral apresentou boa adesão e continuidade, superando o desafio de pessoas esquecerem doses diárias. O Sunlenca é um antirretroviral inovador, que atua bloqueando diferentes etapas do vírus dentro do corpo, impedindo que ele se reproduza.

Apesar da aprovação, o medicamento ainda não está à venda. O preço máximo precisa ser definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Além disso, a incorporação ao SUS será avaliada pela Conitec e pelo Ministério da Saúde.

A PrEP é uma das estratégias mais importantes para prevenir o HIV. Ela faz parte da chamada prevenção combinada, que inclui também o uso de preservativos, testagem regular, tratamento de pessoas soropositivas, profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados especiais para gestantes com HIV.

Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o lenacapavir como opção adicional para PrEP, sendo considerada a melhor alternativa disponível atualmente, depois de uma vacina, que ainda não existe para prevenção do HIV.




Com informações da Agência Brasil


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você