Portal Itnet

Estado mais seguro do Nordeste: Sergipe tem queda histórica em mortes violentas

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Estado mais seguro do Nordeste: Sergipe tem queda histórica em mortes violentas

Sergipe registrou em 2025 o menor número de mortes violentas da história do estado, segundo dados consolidados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Foram contabilizadas 304 mortes violentas intencionais, número bem menor que o ano mais crítico, 2016, quando ocorreram 1.306 casos. Os dados foram divulgados à imprensa nesta terça-feira (13).

A redução das taxas de homicídios também é expressiva. Sergipe, que já teve a maior taxa do país, com 57,64 casos por 100 mil habitantes, chegou em 2025 a 13,2, uma queda acumulada de 77,1% desde 2016. Com isso, o estado mantém-se pelo 3º ano consecutivo como o mais seguro do Nordeste.

Entre 2024 e 2025, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 21%, colocando Sergipe em 1º lugar entre os estados nordestinos na redução desses crimes e 5º no ranking nacional.

Para o secretário de Segurança Pública, João Eloy, os resultados refletem um trabalho de planejamento estratégico, integração entre órgãos e valorização dos profissionais. “Esses resultados não são obra do acaso. São fruto de muito planejamento, do uso inteligente de dados e da integração permanente entre as forças de segurança”, disse. Ele destacou ainda o esforço de policiais, bombeiros e servidores da Polícia Científica no dia a dia da segurança.

Sergipe também superou as metas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A taxa de homicídios está abaixo de 16 por 100 mil habitantes, com 13,22 em 2025, e a taxa de lesão corporal seguida de morte caiu para 0,13, bem abaixo da meta nacional. As mortes violentas de mulheres ficaram em 1,9 por 100 mil habitantes, dentro dos padrões do Governo Federal.

Nos municípios, os avanços são claros:

  • Aracaju reduziu a taxa de 64,53 mortes por 100 mil habitantes em 2016 para 16,33 em 2025;
  • Itabaiana caiu de 100 para 8 ocorrências;
  • Lagarto reduziu de 46 para 10 casos;

Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro também apresentaram quedas consistentes.

Os latrocínios — crimes que mais impactam a sensação de segurança — caíram 87,9%, passando de 58 casos em 2017 para 7 em 2025.

Com esses números, Sergipe reafirma sua posição como estado mais seguro do Nordeste pelo 3º ano seguido, mostrando que políticas de segurança pública contínuas, integradas e orientadas por resultados podem gerar redução real da violência e mais tranquilidade para a população.




Com informações da SSP


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você