Banco Central alerta: 644 chaves pix da Caixa têm dados expostos
Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF.
O Banco Central (BC) divulgou que 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram informações expostas, no 16º incidente envolvendo dados do sistema de pagamentos instantâneos, que entrou em operação em novembro de 2020. A falha resultou na exposição de dados como nome, CPF, instituição bancária, agência, número e tipo da conta, além de informações sobre a criação e posse das chaves Pix. O incidente ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro.
O BC explicou que a falha se deu devido a problemas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, mas reforçou que informações bancárias sigilosas, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidas. Embora o impacto potencial para os clientes tenha sido considerado baixo, a autarquia decidiu comunicar o caso publicamente para manter seu compromisso com a transparência.
Os clientes afetados serão notificados exclusivamente através do aplicativo ou do internet banking da Caixa. O BC alerta que qualquer comunicação feita por telefone, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail deve ser desconsiderada.
O Banco Central informou que investigará o ocorrido e que sanções, como multas ou suspensão do acesso ao sistema Pix, podem ser aplicadas dependendo da gravidade do incidente. Nos 16 episódios registrados até agora, foram expostos apenas dados cadastrais, sem o acesso a senhas ou saldos bancários. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o BC mantém uma página onde é possível acompanhar incidentes envolvendo a chave Pix e outras informações pessoais sob sua gestão.
Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que não houve comprometimento de dados confidenciais ou bancários, ressaltando seu compromisso com a segurança e a privacidade dos clientes. A instituição informou que o problema foi resolvido rapidamente e que continua aprimorando seus sistemas de segurança para prevenir novos incidentes.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Marcello Casal JR
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.