Carira e Tobias Barreto têm situação de emergência reconhecida por estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (22) a situação de emergência em dez cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. Entre elas, estão os municípios sergipanos de Carira e Tobias Barreto, que enfrentam um período de estiagem prolongada.
Com o reconhecimento federal, as duas cidades do agreste e do centro-sul de Sergipe poderão solicitar recursos emergenciais para ações de defesa civil. Isso inclui a compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico para atender famílias diretamente atingidas pela falta de chuvas.
A estiagem, diferente da seca, é caracterizada pela redução temporária das chuvas, mas suficiente para comprometer o abastecimento de água, a produção agrícola e a criação de animais — setores centrais da economia de Carira e Tobias Barreto.
Além de Sergipe, a portaria publicada no Diário Oficial da União também reconheceu situação de emergência em Dom Basílio (Bahia), Itacuruba e São José do Egito (Pernambuco), Serra Negra do Norte (Rio Grande do Norte), Barão, Muliterno e Pareci Novo (Rio Grande do Sul) e Iranduba (Amazonas). Enquanto algumas dessas cidades sofrem com estiagem e seca, outras enfrentam o oposto: inundações e chuvas intensas.
No caso de Carira e Tobias Barreto, o alerta acende a preocupação com o impacto direto na agricultura familiar e no fornecimento de água à população. Agora, as prefeituras devem formalizar os pedidos de ajuda ao Governo Federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A liberação dos recursos dependerá da análise técnica da Defesa Civil Nacional.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.