Portal Itnet

Carnaval de Neópolis, um dos melhores carnavais de rua do mundo

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Carnaval de Neópolis, um dos melhores carnavais de rua do mundo

Por Nathália Gomes No desce e sobe de ladeiras de ruas estreitas, ao som de marchinhas e muita melação. É assim que acontece o tradicional carnaval de Neópolis. A cidade banhada pelo rio São Francisco, que está a 121 km de Aracaju, é conhecida como a Capital Sergipana do Frevo. A festa, que começou pequena, cresceu com o destaque dos telejornais e da internet, e atualmente é considerada por muitos como o 2º melhor carnaval de rua do mundo, perdendo apenas para Olinda, em Pernambuco. A festa sempre começa mais cedo em Neópolis. Cerca de quinze dias antes do início do carnaval, há prévias que aquecem os foliões. Com a entrega da chave da cidade para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, começam oficialmente as atividades festivas. Nelas, tem o bloco Zé Pereira. Com várias bandas de frevo e enormes bonecos, setenta mil turistas, além de moradores da cidade, seguem todos os anos o percurso pelas principais ruas da cidade com muita irreverência e animação. Durante todo o percurso ocorre o tradicional “mela-mela”. A brincadeira consiste em sujar uns aos outros com farinha de trigo, maizena, tintas e lama. A concentração do bloco acontece na Praça de Eventos da Orla da cidade.

Não se sabe ao certo quando surgiu o Zé Pereira, mas se tem registros do bloco a cerca de mais de 70 anos atrás. Nessa época, ele desfilava apenas no dia de Carnaval, juntamente com mais dois blocos, os quais se distinguiam pela condição social: o bloco “Bem-te-vi” era para a população mais carente, e o outro, o bloco do Zé Elias, era para as pessoas mais abastadas. Com a popularização que o Carnaval Neopolitano passou ao decorrer dos anos, a festa ficou mais democrática. Hoje em dia todos participam: pobres e ricos, homens e mulheres, velhos e crianças. Quando de fato começa o Carnaval, além do bloco Zé Pereira que se inicia pela manhã e se estende até a tardezinha, há também outros pequenos blocos que se caracterizam pelo uso de fantasias, ou serem próprios para crianças, e shows que acontecem no palco da Orla durante a noite. No palco, a animação fica por conta de grupos musicais de pagode, axé e samba. As festividades de Neópolis não só modificam o cotidiano da cidade no que diz respeito à animação. O período também é muito propício para movimentar a economia do local. Com a chegada de milhares de turistas, é comum ver as pousadas e hotéis lotados e até mesmo moradores que alugam suas próprias residências para os foliões se instalarem e assim ganharem uma renda extra. Existem ainda os ambulantes que faturam bastante com a venda de alimentos, bebidas e acessórios carnavalescos. Para o Carnaval deste ano, Neópolis terá o tema “É frevo, folia e alegria”, com o desfile do  tradicional blocos “Zé Pereira”, muita animação e frevo às margens do Velho Chico.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você