Concurso da PMSE: Resultado da prova discursiva e convocação para Teste de Aptidão Física será divulgado nesta quinta-feira, 24
Mais de 47 mil candidatos disputam 335 vagas; TAF inclui natação, corrida e exercícios físicos específicos

Nesta quinta-feira (24), será divulgado o resultado final da prova discursiva e o edital de convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Os candidatos que avançaram para essa etapa já podem consultar o Cartão de Confirmação, que traz informações detalhadas sobre local, data e horário do exame físico.
O concurso, organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), oferece um total de 335 vagas distribuídas entre três áreas: 300 para o cargo de soldado combatente, 30 para oficial combatente e cinco para a área da saúde. A primeira fase, realizada em 24 de fevereiro, contou com provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório.
Teste de Aptidão Física
A nova etapa será aplicada apenas aos candidatos que foram aprovados na fase inicial. O TAF inclui testes físicos como flexão na barra fixa, abdominal, flexão de braços, corrida e natação — com exigências diferentes para homens e mulheres. Os critérios detalhados estão especificados no edital de convocação, disponível nos sites da Secretaria de Administração (Sead), da PMSE e da Selecon.
Há previsão de tratamento especial para candidatas grávidas ou em puerpério. Segundo o edital, elas poderão remarcar o teste físico para até 120 dias após o parto ou o término da gestação, sem prejuízo nas demais fases do concurso. Para isso, é obrigatório apresentar atestado médico com informações claras sobre a gestação, assinado e carimbado por profissional habilitado.
Também é exigido um termo de responsabilidade para candidatos menores de 18 anos, assinado por um responsável legal, com firma reconhecida em cartório ou assinatura eletrônica validada pelo gov.br ou token.
Mudanças no TAF feminino
Recentemente, o concurso passou por uma retificação importante. Em cumprimento a decisão judicial, o edital foi ajustado para flexibilizar a realização do exercício de suspensão na barra fixa para as candidatas do sexo feminino. Agora, elas poderão executar o teste com pegada livre, uma mudança que busca respeitar princípios de isonomia e adequação à realidade física das participantes.
Próximas etapas
O concurso da PMSE, que atraiu um total de 47.260 inscritos, ainda prevê mais três etapas além do TAF: Avaliação Psicológica, Pesquisa da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, e, por fim, a Inspeção de Saúde. A seleção é considerada uma das mais concorridas dos últimos anos no estado.
Com informações PMSE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.