Portal Itnet

Sergipe aposta no ecoturismo com nova unidade de conservação em Campo do Brito

Nova unidade de conservação no município de Campo do Brito fortalece política de ecoturismo e proteção ambiental no agreste sergipano

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe aposta no ecoturismo com nova unidade de conservação em Campo do Brito

A preservação ambiental e o ecoturismo ganharam um novo aliado em Sergipe. A recém-sancionada Lei Municipal nº 572/2025 institui a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Serra da Miaba II, no município de Campo do Brito, no agreste central do estado. Aprovada na última sexta-feira (25), a nova legislação delimita uma área de 163.239 hectares como Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável.

A criação da Arie Serra da Miaba II marca um passo importante no compromisso do Governo de Sergipe com a sustentabilidade e o turismo ecológico. A nova unidade tem como objetivos principais a proteção dos ecossistemas locais, o incentivo à pesquisa científica, a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento do ecoturismo de forma ordenada e responsável.

Localizada no semiárido sergipano, a Serra da Miaba é considerada uma das regiões de maior relevância ecológica do interior do estado, reconhecida por sua biodiversidade e valor paisagístico. Com a inclusão da nova unidade de conservação, o Complexo Serra da Miaba — já conhecido por sua beleza cênica — passa a contar com mais um instrumento legal de proteção ambiental.

Segundo a engenheira ambiental da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Thassia Luiza Costa, a expectativa é que a nova Arie contribua não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a economia local. “A iniciativa estimula o ecoturismo com foco na preservação ambiental e uso sustentável, o que pode gerar emprego e renda para a população da região, ao mesmo tempo em que minimiza impactos negativos ao meio ambiente”, afirma.

A Serra da Miaba II se soma a outras unidades de conservação já aprovadas no território sergipano, como a Pedra da Arara e a Cachoeira de Macambira. Thassia Costa também revelou que está em andamento o processo de criação da Arie Serra da Miaba I, no município de São Domingos, cujos estudos foram realizados em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas.

Com informações GOV-SE


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você