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conheça VW Golf 2008

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conheça VW Golf 2008

Ele chega com a dura missão de dobrar as vendas | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | | Texto: Michel EscanholaFotos: Divulgação A expectativa era de que a Volkswagen do Brasil usasse no Golf a mesma estratégia aplicada na reestilização do Polo, no ano passado. Ou seja, deixar o visual do hatch médio mais próximo possível da versão comercializada na Europa, na tentativa de atenuar o descompasso com o velho continente. Não aconteceu. O novo Golf nacional traz aparência que em nada lembra a quinta e atual geração do modelo. A mecânica, por sua vez, é a mesma desde 1998. O “novo” hatch foi apresentado hoje (27), em São Paulo, mas só começa a ser distribuído à rede de concessionários da marca na primeira quinzena de abril. Disponível em quatro versões de acabamento, três opções de motor e três tipos de transmissão, o Golf 2008 tem preço sugerido a partir de R$ 48.990. Entre as configurações, as novidades ficam por conta dos acabamentos Sportline, que retoma o conceito das séries especiais Generation e Flash, e GTI. Esta, segundo a Volkswagen, é a versão mais potente de um carro fabricado no Brasil, com 193 cavalos em razão do motor 1.8 Turbo. Os propulsores 1.6 Total Flex e 2.0 já são conhecidos, pois são os mesmos utilizados na linha Polo. | | | | | | | | | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | | | | | | | | | | | | | | ESTILOA carroceria (soldada a laser) mudou, mas o DNA do modelo foi mantido. Redesenhado, o conjunto ótico foi deslocado mais para as extremidades da dianteira. O pára-choque e grade estão mais esportivos, formando um "V". Ao contrário da frente, na traseira, as lanternas (translúcidas) foram posicionadas mais ao centro do carro. No Golf, este equipamento passou a adotar um desenho semelhante ao do Polo e do SpaceFox, seguindo a tendência dos novos modelos da marca. Ainda na parte de trás, o vidro avançou sobre a coluna C, dando a impressão de ser maior que na geração anterior. Por dentro as mudanças não foram tão acentuadas quanto no exterior, mas os novos elementos utilizados mantiveram o bom acabamento do hatch. Basicamente, ele traz alterações no painel de instrumentos e algumas opções de revestimento diferenciadas. De acordo com o vice-presidente da Volkswagen do Brasil, Holgen Westendorf, a nova geração do hatch recebeu acabamento com materiais mais nobres. "Um exemplo disso é a opção da tonalidade cinza para o couro que forra o interior". | | | | | | | | | --- | --- | --- | --- | --- | --- | --- | | | | | | | | | | | | | | DESEMPENHOAo entrar no novo Golf, o motorista não se surpreenderá. A posição de dirigir é muito semelhante à do antecessor, o que não deixa de ser um fator positivo. No test-drive de cerca de 20 quilômetros pelas ruas de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, a versão Comfortline 2.0 mostrou boa disposição. Equipado com o câmbio automático de quatro marchas – opção disponível apenas para a motorização 2.0 –, o veículo busca oferecer conforto aos ocupantes. Graças ao recurso DSP (Dynamic Shift Program), a transmissão não dá trancos e realiza as mudanças das quatro marchas de acordo com a maneira de condução do motorista. Há, ainda, os câmbios manual e automático, ambos de cinco velocidades. Mas, se de um lado as versões 1.6 e 2.0, 1.6 Sportline e 2.0 Comfortline não apresentam grandes inovações internas, o modelo GTI não esconde sua vocação. Esportivo por fora e por dentro, o modelo conta com o motor 1.8 Turbo, de 20 V, capaz de gerar 193 cv a 5.500 rpm e torque de 25,5 kgfm já a 1.950 rpm. No mesmo percurso realizado com o Comfortline, a versão GTI dotada de câmbio manual esbanjou desempenho. O hatch médio ganha velocidade facilmente, de maneira que antes dos 3 mil rpm, o motorista já tem toda a força do motor disponível. Além do acabamento exclusivo, o painel de instrumentos tem fundo branco e o volante é achatado, remetendo ao tuning. Topo de linha, o Golf GTI é comercializado a partir de R$ 90.490, ou seja, R$ 9 mil a menos que seu concorrente direto, o Honda Civic Si. No entanto, o consumidor que quiser equipar a versão GTI com a transmissão Tiptronic terá que desembolsar R$102.595 — R$ 12.105 a mais que o modelo com câmbio manual. | | | | | | | --- | --- | --- | --- | --- | | | | | | | | | | | | MERCADOApostando na trajetória do hatch, a montadora alemã estima que, até o final do ano, sejam comercializadas cerca de 16 mil unidades do modelo 2008. Essa estimativa representa mais que o dobro do número comercializado atualmente. Entretanto, para alcançar esse objetivo, o modelo VW terá que cativar os consumidores de veículos como Peugeot 307, Chevrolet Astra, Fiat Stilo, Ford Focus e o Citroën C4. E a montadora já está trabalhando para aumentar a oferta da gama Golf. Em 2008, de acordo com o presidente marca alemã, Thomas Schmall, a Volkswagen oferecerá o propulsor 2.0 Total Flex. Apelo o modelo tem, e custo/benefício também. Equipado com rastreador de série, o Golf — segundo a Vokswagen — conta com o seguro mais barato de sua categoria. Em todas as versões, o carro já oferece itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e sensor de estacionamento. O Golf 2008 tem garantia de três anos e nove cores. |


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