De menino repórter a jornalista premiado: Fredson Navarro lança obra na Bienal de Itabaiana

O jornalista Fredson Navarro realizará o pré-lançamento de seu livro O Vagalume - 20 anos de entrevistas e memórias do menino que virou jornalista no próximo sábado, 25 de outubro, durante a Bienal Internacional do Livro em Itabaiana. O evento acontece no Shopping Peixoto, das 10h às 22h, com sessão de autógrafos ao longo do dia. A obra é publicada pela Editora Dika Publicações Exclusivas, do Grupo Infographics.
Em suas palavras, Navarro convida o público:
"Trago no livro registros de bastidores das entrevistas mais marcantes nestas duas décadas de jornalismo. Narro detalhes, sensações e curiosidades das minhas experiências com cada personalidade. Escolhi a Bienal do Livro para fazer este pré-lançamento e conto com a presença de todos que gostam da comunicação e entretenimento."
Sobre o livro
Aos 12 anos, em Itaberaba (BA), Fredson descobriu sua vocação para o jornalismo e criou seu primeiro jornal escolar, O Vagalume, inspirado nos vagalumes que iluminavam sua infância. Desde então, vem construindo uma trajetória marcada por entrevistas com artistas renomados, reportagens comunitárias e uma paixão pelo jornalismo.
Em O Vagalume – 20 anos de entrevistas e memórias do menino que virou jornalista, ele compartilha histórias, bastidores e aprendizados, revelando os encontros que moldaram sua carreira. Mais que um livro de memórias, é um convite para conhecer o percurso de um menino que fez da palavra seu farol.
Carreira e conquistas
Fredson Navarro nasceu em Itaberaba (BA), mas desde 2001 vive em Aracaju. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Tiradentes, acumulou especializações em Gestão Integrada da Comunicação (Unit), Mídias Digitais (USP) e Assessoria de Imprensa (Fanese).
Sua estreia profissional ocorreu em 2004 na TV Sergipe. Desde então, trabalhou como repórter, coordenador de jornalismo e editor em veículos como G1 Sergipe, UOL, BOL, CBN, Mix FM, Rádio Jornal, TV Câmara e TV Cidade. Atualmente, é editor executivo dos telejornais da TV Atalaia (Record TV), editor do caderno Olho Vivo do jornal Cinform, atua na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju e é CEO da Navarro Comunicação.
Ao longo de duas décadas, Fredson recebeu mais de 40 prêmios estaduais e nacionais, reconhecendo sua versatilidade e dedicação. Em 2020, criou o Prêmio Olho Vivo, que homenageia profissionais de destaque no jornalismo sergipano. Foi condecorado com os títulos de Cidadão Aracajuano (2016) e Cidadão Sergipano (2023). Atualmente, cumpre o terceiro mandato como diretor do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.