Eleições de 2026 já projetam embate em 2028 entre Valmir e Anderson de Zé das Canas
O cenário político de Itabaiana e da região Agreste de Sergipe começa a se movimentar não apenas para as eleições de 2026, mas também para 2028. Dois nomes fortes e com históricos vitoriosos estão no centro desse tabuleiro: Valmir de Francisquinho e Anderson de Zé das Canas.
Anderson de Zé das Canas, que construiu sua trajetória política como vereador por quatro mandatos em Itabaiana, deixou a vida pública por um período para se dedicar aos negócios. Retornou em grande estilo ao ser eleito prefeito de Frei Paulo, em 2016, sendo reeleito e, em 2024, consolidou sua força política ao eleger com votação histórica seu sucessor, Rafael da Vidraçaria.
Recentemente filiado ao PSB, Anderson anunciou sua pré-candidatura a deputado federal em 2026, mas deixou escapar sinais de que poderá disputar a prefeitura de Itabaiana em 2028, sua terra natal, onde ainda mantém forte base eleitoral. Desde então, tem intensificado visitas à cidade, recebendo apoio do deputado estadual Luciano Bispo, um dos principais articuladores políticos da região.
Por outro lado, Valmir de Francisquinho segue consolidando seu grupo político. Ex-prefeito de Itabaiana por dois mandatos, Valmir elegeu Adailton Sousa como seu sucessor em 2020 e, em 2024, retornou ao cargo para seu terceiro mandato. Sua força também é evidenciada pelo desempenho de aliados: Marcos Oliveira (deputado estadual), Ícaro de Valmir (deputado federal) e seu filho Talyson de Valmir, atual prefeito de Areia Branca.
Nos bastidores, a presença cada vez mais frequente de Anderson em Itabaiana acendeu um sinal de alerta no grupo de Valmir, que passou a intensificar visitas e ações em Frei Paulo, tradicional reduto político de Anderson. Essa movimentação antecipa um possível embate de forças que poderá definir não apenas as eleições municipais de 2028 em Itabaiana, mas também rearranjos políticos em todo o Agreste.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.