Portal Itnet

POLÊMICA! Proteste comprova que Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias.

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
POLÊMICA! Proteste comprova que Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias.

Em janeiro de 2011, levantei a questão dos sabonetes antibacterianos e me posicionei quanto ao uso diário dos mesmos (relembre a matéria). Agora, em abril de 2012, o Proteste resolveu testar se há realmente uma eficácia no combate às bactérias e germes presentes no corpo por esses produtos. Os resultados não foram surpreendentes, pelo menos para mim, e apontaram que nem todos cumprem a promessa. Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra. O Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. Esse resultado é impactante, haja vista que o Protex é líder no mercado e garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste. Confira a tabela abaixo:

O teste de eficácia bactericida aplicado pela Proteste é simples: foi utilizada uma solução padrão, com impurezas do meio ambiente e quatro bactérias específicas. Essa solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20ºC, a maior quantidade de bactérias. Abaixo mais uma tabela com a classificação quanto à ação bactericida (perceba que quem deveria estar nos primeiros lugares, estão em último):
Os fabricantes já começaram a emitir seus posicionamentos, ou melhor, a dar suas desculpas esfarrapadas. "Meu produto atende às exigências das normas vigentes no Brasil", ou "a empresa desconhece a metodologia utilizada pelo Proteste", e mais uma chuva de blá blá blá. Só não entendi porque o Asepxia não foi incluído nessas análises. Mas, creio que ele também não seja diferente da maioria. Só nos resta saber se a Anvisa irá determinar a proibição da utilização do termo antimicrobiano nos produtos e se a população ainda vai continuar investindo seu dinheiro nessa propaganda enganosa. Para saber mais, vale reler a matéria "Sabonetes antibacterianos não devem ser usados por todos e nem todos os dias". Jeferson Machado.Farmacêutico, CRF-SE: 658.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você