Preta Gil morre aos 50 anos em Nova Iorque; família prepara translado para o Brasil
Preta deixa legado de voz, alegria e coragem.

Preta Gil, cantora e empresária, morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova Iorque. Ela enfrentava um câncer no intestino desde o início de 2023 e estava nos Estados Unidos desde maio para tratamento. A informação foi confirmada pela família por meio de nota divulgada nas redes sociais.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, diz o comunicado publicado no perfil de seu pai, Gilberto Gil. A família pediu compreensão e privacidade neste momento de luto, e informou que os detalhes sobre o velório serão divulgados posteriormente. Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta faria 51 anos em 8 de agosto. Ela deixa um filho, Francisco Gil.
O diagnóstico do câncer foi revelado pela própria artista em janeiro de 2023, após alguns dias de internação no Rio de Janeiro. Na época, Preta contou que havia sido diagnosticada com um adenocarcinoma na parte final do intestino. Por causa da doença, o tradicional Bloco da Preta não saiu naquele Carnaval.
Com mais de duas décadas de carreira, Preta Gil lançou discos, realizou turnês por todo o Brasil e se tornou uma figura marcante no Carnaval carioca e na cena musical brasileira. Também era conhecida pelo ativismo em temas como diversidade, autoestima e liberdade do corpo.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.