Você sabia? Idade mínima para fazer laqueadura e vasectomia cai de 25 para 21 anos no Brasil
Também não é mais necessária a autorização do(a) cônjuge, para realização do procedimento.

Já estão valendo as novas regras para realização das cirurgias de esterilização de laqueadura (mulheres) e da vasectomia (homens) no Brasil. A principal novidade é a idade mínima para realizar os procedimentos, que cai de 25 para 21 anos.
Com a nova lei, também não é mais necessária a autorização do(a) cônjuge, para realização do procedimento.
OUTRAS MUDANÇAS:
-A idade mínima não será exigida para quem tem, pelo menos, dois filhos vivos.
-A mulher pode solicitar a laqueadura durante o período do parto, o que não era permitido na legislação anterior, de 1996. É necessário manifestar a vontade com 60 dias de antecedência.
-Os métodos e técnicas de contracepção deverão estar disponíveis no prazo máximo de 30 dias.
As cirurgias de laqueadura e vasectomia são ofertadas pelo Sistema Único e Saúde (SUS) e é necessário que a pessoa interessada busque uma unidade de saúde para informar que deseja realizar o procedimento.
Após manifestar a vontade, a pessoa será informada pela equipe médica sobre as vantagens, desvantagens, riscos e eficácia do procedimento. O objetivo, conforme o Ministério da Saúde é evitar a esterilização precoce.
Foto: reprodução/internet
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.