Bolsa Família amplia alcance e passa a priorizar famílias em situação de rua e risco social
Medida inclui três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com integrantes em risco associado à violação de direitos e/ou em risco de segurança alimentar

O Governo Federal ampliou, a partir deste mês, o alcance do Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do país. A novidade foi oficializada nesta quarta-feira, 9 de julho, com a publicação da Portaria nº 1.97/2025 no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A medida inclui três novos perfis de famílias entre os grupos prioritários para ingresso no programa:
- Famílias com pessoas em situação de rua;
- Com integrantes em risco social associado à violação de direitos;
- E aquelas com pessoas em risco de segurança alimentar, conforme avaliação do Ministério da Saúde.
As novas regras já começam a valer nesta folha de pagamento de julho de 2025.
“O objetivo é aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar em favor de famílias que se encontram em situação de alto risco social”, explicou o ministro Wellington Dias (MDS). Segundo ele, a mudança representa um olhar mais integrado do Bolsa Família com outras políticas públicas.
Ampliação dos grupos prioritários
Esses novos perfis se somam aos grupos já priorizados no programa, como:
- Famílias com pessoas em situação de trabalho infantil;
- Com integrantes resgatados de trabalho análogo à escravidão;
- Quilombolas e indígenas;
- E famílias de catadores de materiais recicláveis.
Programa relançado com foco em justiça social
Relançado em 2023 com um novo modelo de benefícios, o Bolsa Família passou a considerar o tamanho e as características de cada família, buscando ampliar a proteção social. Além de garantir renda mínima, o programa também integra políticas públicas para assegurar acesso à educação, saúde, assistência social, esporte, ciência e trabalho — pilares considerados fundamentais para combater a pobreza de forma estrutural.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.