Falta de canetas de insulina atinge mais de 800 pacientes do SUS em Itabaiana

Uma mudança no fornecimento de insulina pelo Governo Federal está impactando diretamente o tratamento de mais de 800 pacientes com diabetes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabaiana. Desde a transição das canetas descartáveis para as reutilizáveis, a cidade enfrenta uma escassez preocupante do insumo essencial.
A substituição, que tem como objetivo reduzir custos e gerar menos resíduos, ainda não veio acompanhada da logística necessária para garantir a continuidade dos atendimentos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 30% da demanda local foi atendida na primeira remessa: o município recebeu 356 canetas e 2.366 ampolas de insulina, número insuficiente para manter os tratamentos dos pacientes cadastrados.
A distribuição das novas canetas está sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde, com entregas previstas para o dia 22 de cada mês. Enquanto o fornecimento não é normalizado, o município adotou medidas emergenciais, priorizando pacientes em situação mais delicada, como idosos, pessoas com câncer e pacientes acamados.
Em nota a Secretaria Municipal de Saúde, também informou que o Governo Federal se comprometeu a resolver o problema nas próximas remessas, após diálogo com estados e municípios.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.