Portal Itnet

Falta de canetas de insulina atinge mais de 800 pacientes do SUS em Itabaiana

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Falta de canetas de insulina atinge mais de 800 pacientes do SUS em Itabaiana

Uma mudança no fornecimento de insulina pelo Governo Federal está impactando diretamente o tratamento de mais de 800 pacientes com diabetes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabaiana. Desde a transição das canetas descartáveis para as reutilizáveis, a cidade enfrenta uma escassez preocupante do insumo essencial.

A substituição, que tem como objetivo reduzir custos e gerar menos resíduos, ainda não veio acompanhada da logística necessária para garantir a continuidade dos atendimentos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 30% da demanda local foi atendida na primeira remessa: o município recebeu 356 canetas e 2.366 ampolas de insulina, número insuficiente para manter os tratamentos dos pacientes cadastrados.

A distribuição das novas canetas está sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde, com entregas previstas para o dia 22 de cada mês. Enquanto o fornecimento não é normalizado, o município adotou medidas emergenciais, priorizando pacientes em situação mais delicada, como idosos, pessoas com câncer e pacientes acamados.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde, também informou que o Governo Federal se comprometeu a resolver o problema nas próximas remessas, após diálogo com estados e municípios.

 

Por Redação 


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você