Governo abre inscrição para primeira habilitação gratuita
Na última quinta-feira, 10, o governador Fábio Mitidieri e a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, lançaram as inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (CNH Social). Esta iniciativa disponibiliza 1.200 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de garantir acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B.
As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro, podendo ser realizadas pelo site da Seasic ou diretamente no endereço cnhsocial.assistenciasocial.se.gov.br. O programa visa proporcionar oportunidades a pessoas de baixa renda, reconhecendo a importância da CNH para a inclusão no mercado de trabalho, já que muitas empresas exigem esse documento na hora da contratação.
Em seu discurso, Fábio Mitidieri destacou a relevância do programa, afirmando que a habilitação é uma conquista que traz dignidade e melhora as chances de emprego para os beneficiados. “Quem possui a CNH pode ter mais facilmente um emprego. O Estado está aqui para facilitar o acesso à habilitação, pois muitos não teriam condições de arcar com esse custo”, ressaltou o governador.
Podem se inscrever no programa pessoas maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, que residem em Sergipe há pelo menos dois anos e estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a renda familiar mensal deve ser de até dois salários mínimos. A seleção também considera a capacidade de leitura e escrita e a inexistência de infrações de trânsito graves ou reincidência em infrações médias nos últimos 12 meses.
Érica Mitidieri enfatizou que a gratuidade abrange todas as despesas relacionadas à habilitação, incluindo taxas, exames e aulas teóricas. “O programa busca trazer mais possibilidades de renda e emprego para as famílias, priorizando mulheres vítimas de violência e agricultores como critérios de desempate”, explicou a secretária.
A gestão da Seasic e a parceria com o Detran-SE foram destacadas por Érica, que garantiu que a seleção inicial é feita pelo estado, enquanto o Detran cuidará da parte operacional do processo. A diretora-presidente do Detran-SE, Naleide de Andrade, também comentou sobre a importância da iniciativa, afirmando que o órgão está comprometido em colaborar para o sucesso do programa, que beneficiará 1.200 famílias sergipanas.
Com a CNH Social, o governo de Sergipe busca promover inclusão e dignidade, proporcionando a muitas pessoas uma chance real de mudança em suas vidas e acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho.
Com informações Governo de Sergipe
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.