Portal Itnet

MEC oferta mais de 7 mil bolsas do Prouni em Sergipe para o primeiro semestre de 2026

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
MEC oferta mais de 7 mil bolsas do Prouni em Sergipe para o primeiro semestre de 2026

Sergipe contará com mais de 7 mil bolsas de estudo ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao processo seletivo do primeiro semestre de 2026. As oportunidades incluem bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo estado.

Do total de vagas disponibilizadas, 3.121 são bolsas integrais, que garantem gratuidade total da mensalidade, enquanto 3.916 correspondem a bolsas parciais, com desconto de 50% no valor do curso. A distribuição das bolsas pode ser consultada por município no site oficial do Prouni, na opção “Consulta de bolsas”.

A capital Aracaju concentra o maior número de oportunidades em Sergipe. Ao todo, são 5.539 bolsas disponíveis, sendo 2.228 integrais e 3.311 parciais, o que reforça o papel da capital como principal polo educacional do estado.

Cursos com mais ofertas

Entre os cursos de graduação, administração lidera o ranking de ofertas em Sergipe, com 449 bolsas, das quais 193 são integrais e 256 parciais. Na sequência aparecem os cursos de ciências contábeis, com 339 bolsas (155 integrais e 184 parciais), e gestão de recursos humanos, que soma 268 bolsas, divididas entre 136 integrais e 132 parciais.

A lista completa com os dez cursos que concentram o maior número de bolsas no estado pode ser consultada na plataforma do programa. O Prouni é uma das principais portas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, oferecendo a possibilidade de ingresso em universidades particulares com apoio financeiro do governo federal. 

As inscrições para o Prouni 2026 são gratuitas e estarão abertas de 26 a 29 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo seletivo terá duas chamadas: a primeira está prevista para o dia 3 de fevereiro e a segunda para 2 de março. O edital do programa foi divulgado pelo MEC em 8 de janeiro e reúne todas as regras e critérios de participação.

 

Confira a lista dos dez cursos com mais ofertas de bolsas em Sergipe:

 

CursoBolsas integraisBolsas parciaisTotal
Administração                          193                          256                          449
Ciências Contábeis                          155                          184                          339
Gestão de Recursos Humanos                          136                          132                          268
Criminologia                            95                          170                          265
Gestão da Tecnologia da Informação                          113                          144                          257
Design Gráfico                          102                          143                          245
Engenharia de Software                          109                          106                          215
Gestão Pública                            95                          100                          195
Logística                          100                            94                          194
Design de Interiores                            64                          121                          185


 


Com informações do Governo Federal/MEC


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você