Pirambu: câmera clandestina no banheiro feminino leva à abertura de inquérito e intervenção no posto

A descoberta de uma câmera instalada no banheiro feminino do posto do Instituto de Identificação Civil e Criminal de Pirambu motivou, na última quarta-feira (22), a intervenção imediata da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A medida visa garantir o atendimento da população e a apuração rigorosa dos fatos.
O posto, que funciona em convênio entre a SSP e a Prefeitura de Pirambu, tem seus servidores vinculados ao município. A Prefeitura adotou medidas administrativas, incluindo o afastamento dos envolvidos, para assegurar a continuidade dos serviços.
O diretor do Instituto de Identificação, papiloscopista Jenilson Gomes, informou que as providências começaram assim que a SSP foi comunicada do ocorrido. “Assim que a informação chegou, ainda na tarde de ontem, nosso secretário, Dr. João Eloy, determinou a abertura imediata de um inquérito policial e o início de um processo administrativo interno”, declarou.
Um papiloscopista foi nomeado interventor da unidade para supervisionar os atendimentos e colaborar nas investigações. Segundo Gomes, “o interventor e um escrivão de identificação acompanham as atividades para garantir o atendimento à população, preservar o ambiente para perícia e fornecer todas as informações necessárias à Polícia Civil”.
O caso está sob investigação da Polícia Civil e enquadra-se no artigo 216-B do Código Penal, que criminaliza o registro não autorizado da intimidade sexual, incluindo produção, fotografia ou filmagem de cenas íntimas sem consentimento. A pena prevista varia de um a cinco anos de reclusão, salvo se houver crime mais grave.
Com informações da SSP
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.