Sergipe em Alerta: Previsão de chuvas intensas e ventos fortes entre sábado e segunda-feira

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semac), emitiu um alerta para o fim de semana: a previsão é de chuvas fortes a partir da madrugada deste sábado, 17, até segunda-feira, 19. Durante esse período, a chuva pode superar 50 mm por dia, o que é considerado bastante volume de água. Além disso, a previsão inclui ventos fortes, que podem alcançar até 80 km/h em algumas regiões, e há risco de trovoadas e raios.
A causa desse clima instável no estado é um fenômeno que já afeta Sergipe desde o começo de maio. O tempo instável está sendo provocado por uma combinação de fatores, como a presença de frentes de pressão e distúrbios na atmosfera, chamados de "ondas de leste". Esses distúrbios são comuns nas regiões tropicais e podem trazer grandes volumes de chuva, ventos fortes e raios, especialmente para as áreas da costa leste do Nordeste.
A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana, explicou que as "ondas de leste" são um tipo de distúrbio que cria nuvens pesadas, chamadas de cumulonimbus, responsáveis pelas chuvas intensas e ventos fortes.
Com essa previsão de chuvas fortes, o Governo de Sergipe alerta para possíveis riscos, como alagamentos em ruas e rodovias, deslizamentos de terra em áreas de morro e até o transbordamento de córregos e rios. Por isso, é importante que a população fique atenta e tome precauções, como evitar sair de casa em caso de tempestades fortes, principalmente em regiões de risco.
A Semac segue monitorando a situação e promete emitir mais alertas caso necessário. A recomendação é que todos fiquem atentos à previsão do tempo, especialmente quem precisa viajar ou mora em áreas com risco de deslizamentos e alagamentos.
Com informações GOV-SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.