Sergipe recebe alerta de saúde para possível intoxicação por metanol em bebidas adulteradas
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta epidemiológico orientando os profissionais da rede pública e privada sobre a identificação e notificação de possíveis casos de intoxicação exógena por metanol. A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde, em resposta à confirmação de casos em outros estados do país.
O alerta foi enviado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) aos municípios sergipanos e visa aumentar a atenção da rede de saúde diante da ocorrência de seis casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo, sendo três mortes já registradas. Outros dez casos seguem em investigação. As ocorrências estão associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, o que configura um Evento de Saúde Pública (ESP).
Em Sergipe, não há registros de casos suspeitos até o momento, segundo informou o diretor da DVS, Marco Aurélio. Mesmo assim, ele reforça a importância da vigilância clínica e da notificação imediata, principalmente nas unidades de urgência e emergência. “Sabemos que a utilização de bebidas de origem duvidosa pode estar acontecendo em qualquer lugar. Então, estamos lançando um alerta para os serviços de saúde estarem atentos a isso. Se houver algum caso suspeito, deve ser notificado imediatamente para que possamos iniciar a investigação”, destacou o diretor.
Sinais de alerta após consumo de bebida alcoólica
Os profissionais de saúde devem observar sintomas que costumam surgir cerca de 12 horas após a ingestão de bebida suspeita, como:
- Dor abdominal
- Náusea
- Visão turva ou alterada
- Confusão mental
- Convulsões
- Quadro de gastrite
- Sensação de embriaguez desproporcional
Como notificar casos suspeitos
Se um paciente apresentar sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, a equipe de saúde deve:
Informar, em até 24 horas, ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE), pelos canais:
- E-mail: notifica@saude.se.gov.br
- Disque Notifica: (79) 99191-5838
Registrar o caso no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sob o agravo Intoxicação Exógena
Encaminhar a notificação à Vigilância Epidemiológica do município onde o atendimento ocorreu
Orientação à população
A SES orienta que qualquer pessoa que apresente os sintomas citados após o consumo de bebida alcoólica procure imediatamente um serviço de emergência, para avaliação e tratamento adequado. A ingestão de bebidas de procedência duvidosa representa sério risco à saúde.
Com informações da SES
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.