Sergipe tem quase 50% de abstenção no Concurso Nacional Unificado 2025

Sergipe registrou uma das maiores taxas de abstenção do país na aplicação das provas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), realizada no último domingo (5). De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 49,4% dos inscritos no estado não compareceram aos locais de prova.
Dos 12.357 candidatos inscritos em Sergipe, cerca de 6.100 não participaram do exame, que foi aplicado em 20 locais distribuídos entre Aracaju e Itabaiana, no período da tarde.
A taxa de abstenção no estado ficou acima da média nacional, que foi de 42,8%, com mais de 324 mil ausentes entre os 761 mil inscritos em todo o país. O Amazonas liderou o ranking de faltosos, com 51,2%, seguido pelo Acre (50,3%). Sergipe aparece em terceiro lugar. Já o menor índice de ausência foi registrado no Distrito Federal (30,8%).
Gabarito preliminar sai nesta segunda (6)
O gabarito preliminar das provas objetivas deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (6), a partir das 10h, no site oficial do concurso, segundo informou o MGI.
Sobre o CNU 2025
Inspirado em modelos como o Enem, o Concurso Público Nacional Unificado reúne, em uma única seleção, vagas para 32 órgãos federais, organizadas por blocos temáticos de áreas de atuação. A proposta é tornar o processo mais acessível, eficiente e transparente.
Esta é a segunda edição do modelo, com aplicação de provas em dois momentos: a primeira fase foi realizada neste domingo (5), e a segunda está prevista para dezembro.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.