Anvisa alerta para consumo de fórmulas infantis com risco de contaminação por bactéria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quarta-feira (7) a venda, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil Ltda. Entre as marcas afetadas estão Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Confira os lotes aqui.
A decisão preventiva foi tomada após a identificação da toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia — um estado de sonolência, lentidão de movimentos e dificuldade de reação.
De acordo com a Anvisa, a contaminação ocorreu em ingredientes fornecidos por um fornecedor global de óleos terceirizados, provenientes de uma fábrica na Holanda. Em resposta, a Nestlé iniciou recolhimento voluntário desses lotes no Brasil e em outros países.
O que fazer: orientações para pais e responsáveis
Verifique o número do lote na embalagem do produto.
- Não utilize nem ofereça fórmulas pertencentes aos lotes recolhidos.
- Demais lotes estão liberados para consumo.
- Para informações sobre troca ou devolução, entre em contato com o SAC da Nestlé Brasil Ltda., indicado na embalagem.
- Se a criança apresentar sintomas após o consumo, procure atendimento médico imediato e leve, se possível, uma amostra da embalagem.
Mais detalhes sobre uso seguro de fórmulas infantis estão disponíveis no site da Anvisa.
Com informações da Agência Brasil
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
