Após pressão do Sintese, Prefeitura de Itabaiana recua e mantém contratados da educação

Após forte repercussão e pressão por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), a Prefeitura de Itabaiana decidiu voltar atrás na medida que previa o distrato temporário dos professores contratados durante o período de recesso escolar. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Educação, Edér de Jesus Andrade, nesta quarta-feira (16).
A decisão anterior, comunicada por meio de memorando interno na semana passada, previa a rescisão dos contratos de servidores aprovados em processo seletivo simplificado e cargos comissionados no dia 18 de julho, com previsão de readmissão para o dia 5 de agosto. A medida afetaria diretamente professores, auxiliares e servidores administrativos, com exceção apenas dos vigilantes e porteiros, que permaneceriam ativos.
A repercussão negativa foi imediata. O Sintese classificou a ação como "injusta" e "prejudicial" à educação municipal, especialmente por ocorrer no encerramento do primeiro semestre letivo. A coordenadora do núcleo sindical em Itabaiana, Rita de Cássia, declarou que a medida feria os direitos trabalhistas dos servidores e comprometia o calendário escolar. O sindicato mobilizou a categoria, notificou os órgãos de controle e anunciou que tomaria medidas legais contra a gestão.
Diante da pressão e da iminente judicialização do caso, o secretário Éder de Jesus Andrade anunciou a revogação do distrato.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.